sexta-feira, 11 de julho de 2014

"Qual é o seu modelo de Educação" Reflita


modelo dos Modelos” o texto de Ítalo Calvino nos faz refletir sobre os modelos pre formados a respeito de trabalhar com os alunos da mesma forma não considerando suas individualidades próprias de cada um. Bem como os rótulos que faz a respeito de alunos com deficiências. As transformações educativas nos direciona para práticas que inclui e não somente agrega alunos.
Falar em modelos é como determinar uma fórmula pronta e aplicar com alunos, isso é inadmissível no contexto escolar e quaisquer que seja o aluno com ou sem deficiência, pois somos únicos e não podemos medir nossas capacidades e habilidades da mesma forma.  Não  se mensura pessoa.
E os estudos na área da educação nos orienta a trabalhar o aluno em todas suas potencialidades, é percorrer novos caminhos, é pensar de formas múltiplas e alternativas, sem contudo perder o compromisso com a educação e formação do aluno. Não olhar apenas o que o aluno não desenvolveu. Somos formados de todos os sentidos e outras habilidades que se for bem trabalhadas desenvolve de forma diferentes. Sem termos que ser colocados dentro de um vidro e tratarmos todos iguais com as mesmas potencialidades a serem desenvolvidas portanto o modelo tem que ser único e exclusivo de cada pessoa.
Existem modelos que merecem ser lidos, refletidos e a partir da sua realidade e necessidades especificas que existe no seu cotidiano  elabore sim, mas com sua identidade própria onde possa suprir as necessidades que você tem para desenvolver seu aluno em estudo. nunca copiar uma receita pronta para trabalhar com pessoas com desenvolvimento único e diferente do outro. comparamos coisas objetos e receitas de bolos e comidas, mas com pessoas é impossível fazer ou tentar dar receita pronta no desenvolvimento cognitivo, interativo, social e afetivo.Tem se falado em inclusão ,mas como se acontece apenas inserir numa classe regular e ta tudo bem? esse MODELO, é muito comum em alguns ambientes escolar, que são modelos errados de incluir, vai além do matricular e aceitar numa sala regular.Qual é o modelo que melhor desenvolve meus alunos?Que tipos de modelos devo seguir?elaborar? construir em conjunto com professor do AEE? ou copiar aquele que li numa revista e foi um sucesso?Então qual é o seu Modelo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário